



A marca PORTARO ( Portugal + ARO) foi o resultado de negociações entre os portugueses e o estado romeno que permitiram a montagem em Portugal das viaturas romenas, importadas completamente desmontadas.
Na altura a rede portuguesa de estradas era muito má e este tipo de viaturas aparecia como uma solução adequada para esse problema.
A empresa portuguesa chegou a desenvolver uma versão do PORTARO especificamente para utilização dos militares, no entanto, a marca nunca foi muito bem vista pelas autoridades portuguesas, alegadamente por causa de ser uma viatura que em grande medida era importada e de uma marca que não dava nenhum tipo de garantias sobre a disponibilidade de peças de reposição e manutenção a longo prazo.
Em geral as viaturas PORTARO eram superiores em especificações aos seus equivalentes romenos. A principal razão prende-se com a concorrência, já que em Portugal, um mercado muito mais aberto à importação, havia mais escolha. As viaturas PORTARO tinham uma variedade de opções que incluía motores Volvo e um nível de acabamento superior, numa altura em que começavam a aparecer os jipes de luxo, que já não eram apenas viaturas de trabalho, mas acima de tudo viaturas de lazer.
A GV-SEMAL nunca recebeu qualquer incentivo por parte das entidades oficiais.
A viatura também conseguiu uma 10ª posição no Paris Dakar do ano seguinte.
Estes resultados impulsionaram a venda da viatura em mercados de exportação, como foi o caso do Reino Unido, havendo por isso versões PORTARO com volante à direita.
Mais nova mas mais mal tratada, e sempre tive impressão que sairam de fábrica mais baixas à frente!
ResponderEliminarBom dia Valentim,
ResponderEliminarO facto da traseira ser mais alta que a frente, explica-se porque a Campina é um carro de carga e quando carregada a traseira fica ao nivel da frente ;)
Abraço,
Miguel
Sim, mas de qualquer forma sempre me deu a sensação das 320 serem mais altas talvez pela ausência da grelha preta, e acho que, na altura a medida dos pneus podia ser maior e elas ficávam mais "bestas".
ResponderEliminarAbraço
Há uma Campina 350 4x4 cinzenta para venda neste momento no website da OLX no Alentejo mas em estado pobrezinha sem caixa e segundo o vendedor com chassis partido e sem papeis que só serve para peças.Só é pena que está ao abandono mas é possivel ser salva se houver interessados com dinheiro e vontade poderá ser salva e resuscitada aquela Campina 350 cinzenta parece estar inteira nas fotos.
ResponderEliminarAgora apareceu para venda uma outra Campina 320D 4X4 amarela em Aljustrel no website OLX. Por acaso vale a pena ir ver a máquina que está em excelente estado e é igualzinho ao teu Miguel já são muito raros de se ver. Tinhamos aqui um Campina 350D branca de 1987 numa sucata aqui perto de Olhão há uns anos atrás sem motor mas inteira que estava á espera de umas peças para ele e nunca mais a vi parece que se arranjou. Depois aqui em Tavira havia um Portaro Jipe 240D de 1981 castanho de capota rigida branca que acabou numa outra sucata abandonado por volta de 1995-96 mas axo que acabou todo desfeito. Em 2004 vi um jipe Portaro Celta 260DCM de 1982 cinzento para vender em Almansil por 2000 Euros mas tinha o chão muito corroido e esburacado uma vez sentado no banco do condutor de resto estava razoavel e tinha 9 lugares tinha tido 3 donos antes de vir parar a este vendedor.Ao lado deste Portaro tambem lá estava um muito raro UMM Alter Turbo Trofeu Rallycar de 1990 para venda por 20000 Euros todo preparado para TT.
ResponderEliminarSim já vi, é uma 320 igual à minha a necessitar de uns cuidados.
ResponderEliminarUm destes dias vou aí ao Algarve e levo a Campina ;)
Abraço,
Miguel
onde posso arranjar peças para a portaro campina 320d de 1982, que quero restaurar, se for pussivel dar-me algumas dicas onde possa comprar peças agradecia. Urgente ---MIGUEL
ResponderEliminarjm.pires@live.com.pt