Reparação do motor..

Dia 1
Pois é…o grande e potente motor Daihatsu é bom mas os anos falam mais alto! O facto de ter estado parado muito tempo antes de ter adquirido a Campina, levou a que alguns problemas nomeadamente os segmentos dos pistons dessem o “berro” depois de 6000 kms nas minhas mãos.
Desta feita nada a fazer se não deitar mãos à obra e retirar o motor para que seja reparado, aproveitando para reparar também uma fuga no radiador e limpeza de chassis e habitáculo do motor. As fotos mostram o trabalho de final de tarde do 1º dia de Setembro.













Dia 2
Hoje houve mais uns avanços na preparação do motor para ser reparado. Tirada a tampa das válvulas e depois a cabeça do motor, chegou-se aos pistons..o 1º e 2º estão normais, o 3º e 4º têm uma ligeira folga ( 2mm ) sensivelmente, amanhã virá o mestre que o irá reparar para me dizer se será apenas segmentos, a ver vamos!!











Aproveitando o motor tirado, fui rectificar se o nº correspondia ao original…aqui ficam as fotos a comprova-lo :)





Dia 3
Hoje passei na oficina e lá estava o “coração” aberto. Assisti à desmontagem das válvulas, estavam impecáveis sem folgas, os BIG pistons já começaram a ser lavados e limpos e não apresentam risco algum.
O kit de juntas já foi pedido bem como o jogo completo de segmentos…agora é esperar. O motor será todo lavado ( dentro e fora ) e depois de montado será pintado de novo antes de voltar para o seu lugar.







Dia 4
Fresquinhas acabadinhas de chegar, tudo material de origem!
Segmentos novos 88mm









Todas as juntas de: Cabeça, cárter, tampa das válvulas, válvulas, colectores escape e admissão.





Capas de bielas.



Mais um melhoramento necessário, o radiador também já apresentava sinais de fadiga nomeadamente fugas, teve que ser reparado lavado e pintado, trabalho feito numa casa da especialidade. O radiador ficou “novo”.

Antes


Depois


Dia 5
Hoje tive uma agradável surpresa ao chegar à oficina, o motor estava pronto! Apenas faltava os apertos finais e afinação de válvulas, com chaves próprias que deram o aperto recomendado pelo fabricante, como podem ver na 1ª foto. Pouco tempo depois já estava em “casa” e de seguida foi pintado o que tornou num motor “novo” por fora visto que por dentro já é. O colector de escape também levou um tratamento de beleza.
O habitáculo do motor também já foi pintado e está pronto para receber o motor.













Dia 6
Mais uma etapa terminada. O dia de trabalho hoje começou às 9 horas e às 13 estava sentado na Campina a caminho do almoço. A montagem correu bem, trabalha certinha e a força já é outra, apesar de ainda não estar a 100% devido há falta de rodagem que os segmentos necessitam para “acamarem”. Ao final do dia depois de uns kms andados nas calmas, já era notória a melhoria na força e no andamento.
Agora quer é kms em cima… :)



22 comentários:

  1. Olá Miguel!
    Força aí na reparação do motor para que a máquina dê outros tantos (Kms) ;)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Rute ;) espero que faça bem mais kms...

    ResponderEliminar
  3. Viva! Boa!
    Já agora um valor aproximado ai dos gastos? =P

    ResponderEliminar
  4. Boa noite "anónimo" ( !?? )

    O valor sãos uns quantos euros juntos...! Manda um e_mail que eu digo te em detalhe.

    ResponderEliminar
  5. Que grande trabalheira, Miguel.
    Já passei por muitas aventuras com o meu Celta, como a desmontagem dos diferenciais, mas esse trabalho não fica atrás.
    Espero que a Campina volte a rolar em breve.
    A propósito, onde raio arranjas tu essas peças?!...

    Ramiro

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Ramiro,
    As peças foram compradas em casas da especialidade,embora os contactos me tivessem sido dados por um revendedor ( na época ) da Portaro..o que facilitou a tarefa.

    ResponderEliminar
  7. Olá Miguel!
    Que bom que encontraste tudo aquilo que precisavas (só "conects" eheh)!Agora é só montar e "tchanan"... melhor que nova (se ainda saissem para o mercado iriam sentir-se envergonhadas) ;).

    ResponderEliminar
  8. Obrigado pelo apoio e elogio, Rute ;)

    ResponderEliminar
  9. Excelente trabalho, a Campina está cada vez melhor!

    ResponderEliminar
  10. Miguel, ainda não tinha tido tempo de aqui te vir dar os parabens pelo magnifico e irrepreensivel exemplar de PORTARO, parabens, e admiro vivamente o teu empenho em manter essa fantástica Campina em estado "MINT" !!!

    O meu primeiro carro foi um PORTARO 240 capota de lona do final de 78 e de matricula BZ, ao que se seguiu um soberbo 280 passado 6 anos de alegrias, tenho saudades dessas máquinas.

    Um abraço e força! =)

    ResponderEliminar
  11. Obrigado pelos comentários "Tz" ;)
    Esse teu 1º Portaro tem as mesmas letras de matricula que a minha Campina, BZ. Tens fotos das máquinas?

    Um abraço e obrigado!

    ResponderEliminar
  12. É verdade tambem era BZ, mas eu tenho quase a certeza que o meu era do final de 1978.
    Tenho pouquissimas fotos..infelizmente, e em papel, tenho de ver se as digitalizo, e depois se quizeres posso enviar-tas. =)

    Actualmente para alem dos outros carros, tenho um UMM longo pick-up que comprei á um ano...tambem já não circulam muitos. =)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. É verdade Miguel, sabes que aqui ao pé (Sesimbra) circula uma Campina azul em excelente estado, e continua a trabalhar!!!

    =)

    ResponderEliminar
  14. Muito bem, gosto também muito dos UMM e esse teu é o de cabine dupla ou simples? Temos que nos encontrar um dia destes com as máquinas ;)
    Desconheço essa Campina de Sesimbra...

    ResponderEliminar
  15. O meu tem cabine dupla, e sim qualquer temos de combinar qualquer coisa!! =D

    Tenho umas fotos no meu telemovel da Campina de Sesimbra que tirei outro dia, depois envio-te.

    ResponderEliminar
  16. Obrigado António ;)
    Envia que eu vou gostar de ver!

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  17. Já seguiram as fotos possiveis dos meus ex-Portaros que tantas alegrias me deram!! =)

    ResponderEliminar
  18. MIGUEL ESXELENTE TRABALHO AMIGO SEM DUVIDA A MELHOR DAS MELHORES CAMPINAS EM PORTUGAL AINDA ME VAIS DISER ONDE COMPRASTE O MATERIAL NOVO PARA O MOTOR ABRAÇO AMIGO E VE SE VENS A MADEIRA ABRAÇO

    ResponderEliminar
  19. Obrigado Ricardo,

    Um dia apareço aí na Madeira ;) e se possivel de Campina..

    Abraço,

    ResponderEliminar
  20. Marco Santos14 junho, 2011

    Fantástico Miguel e a toda a equipa por esse restauro e magnifico trabalho que fizeram todos juntos neste Campina a todos os meus parabens o carrinho está todo novinho e pronto para andar e que grande máquina nacional.Agora seria perfeito fazer o mesmo com um Celta 260 ou Celta 280 para fazer um par ideal de dois carros PORTARO isso sim seria uma ideia muito fixe e ainda hoje se encontram desses para venda no OLX agora mesmo tudo a Diesel. Cumprimentos e força ai com a Campina.

    ResponderEliminar
  21. Obrigado Marco,

    Sim o trabalho ficou 5***** mas o "remate" foi a colocação da bomba injectora nova.

    Abraço,
    Miguel

    ResponderEliminar