Desta vez acompanhada pelo seu irmão 1 ano mais novo,o Portaro 240 de 1980.




A marca PORTARO ( Portugal + ARO) foi o resultado de negociações entre os portugueses e o estado romeno que permitiram a montagem em Portugal das viaturas romenas, importadas completamente desmontadas.
Na altura a rede portuguesa de estradas era muito má e este tipo de viaturas aparecia como uma solução adequada para esse problema.
A empresa portuguesa chegou a desenvolver uma versão do PORTARO especificamente para utilização dos militares, no entanto, a marca nunca foi muito bem vista pelas autoridades portuguesas, alegadamente por causa de ser uma viatura que em grande medida era importada e de uma marca que não dava nenhum tipo de garantias sobre a disponibilidade de peças de reposição e manutenção a longo prazo.
Em geral as viaturas PORTARO eram superiores em especificações aos seus equivalentes romenos. A principal razão prende-se com a concorrência, já que em Portugal, um mercado muito mais aberto à importação, havia mais escolha. As viaturas PORTARO tinham uma variedade de opções que incluía motores Volvo e um nível de acabamento superior, numa altura em que começavam a aparecer os jipes de luxo, que já não eram apenas viaturas de trabalho, mas acima de tudo viaturas de lazer.
A GV-SEMAL nunca recebeu qualquer incentivo por parte das entidades oficiais.
A viatura também conseguiu uma 10ª posição no Paris Dakar do ano seguinte.
Estes resultados impulsionaram a venda da viatura em mercados de exportação, como foi o caso do Reino Unido, havendo por isso versões PORTARO com volante à direita.
Fantástico conjunto aqui com 2 PORTARO 4X4 diferentes um Jipe 260 e um Campina 320, um dos anos 80 e outro dos 70. Ambos foram construidos pela SEMAL e vendidos pela rede GV Garagem Vitória e todo o pais e ilhas. Está muito linda esta fotografia. Ainda hoje vi um raro camião clássico NISSAN CABALL Truck creme de 1983 em Faro esta manha em muito bom estado. Marco Santos.
ResponderEliminarCaro Marco Santos,
EliminarDesde já agradeço o seu comentário! Vou fazer um pequeno reparo, o jipe é um 240 de 1980 que realmente já tinha a grelha em plástico idêntica ao modelo seguinte, o 260.
Cumprimentos,
Miguel Martins